Seu carrinho está vazio no momento!
Livro ao Acaso
O Livro ao Acaso é, ao mesmo tempo, um livro-objeto e um livro-brinquedo com um sistema de dobras e cortes específicos simulando aleatoriedade, frases divertidas e perguntas instigantes, de distribuição gratuita e deixado em locais públicos para que qualquer pessoa possa encontrá-lo, lê-lo e devolvê-lo à própria sorte.
Criado acidentalmente em 2005, numa tentativa de fazer uma versão em quadrinhos do Vidas Despercebidas e num formato diferente, buscava uma história em quadrinhos que tivesse desdobramentos não só no roteiro, como também na forma da publicação. Mas o principal é que teria que ser feito de maneira econômica, para que pudesse ser publicado de forma independente.
Quando tinha o protótipo do Livro Ao Acaso em mãos, logo entendi que não era para ser de outra forma, que tinha que ser distribuído ao acaso, deixado para que qualquer pessoa pudesse encontrá-lo e logo passá-lo adiante novamente, numa corrente de casualidades. Como uso muito o transporte público, queria de alguma forma romper com aquele fluxo de rotina em que nos metemos e pensei no quão bacana seria ser surpreendido com algo que nos tirasse deste suposto transe. Não demorou muito para que, em 2009, fizesse uma pequena tiragem, o colocasse em exercício e visse a reação que ele causava em quem o encontrava. Foi inesperado porque logo surgiram adaptações para o inglês, francês e espanhol, e o livro foi se espalhando para além do Brasil.
Em 2013, a Cyan Studio, que sempre inovou em seus projetos, se identificou comigo e com o Livro Ao Acaso e produziu uma edição especial que rapidamente foi se espalhando por várias partes do Brasil. No mesmo ano, a Apê Filmes/Wölf produziu um mini documentário sobre o projeto, onde pude explicar o conceito por trás do objeto livro, das frases e, sobretudo, a importância de sermos surpreendidos positivamente em nossa rotina.
Se você tem interesse em espalhar o Livro Ao Acaso por sua cidade, pelo Brasil ou pelo mundo, e quer apoiar o projeto para que eu possa fazer uma nova tiragem, por favor, não hesite em entrar em contato e vamos conversar a respeito.